facebook
vimeo
instagram
newsletter

Oficinas de Teatro

Projeto de âmbito local, tem como objectivo aproximar a população do concelho de Serpa ao teatro. Nesse sentido, a Baal17 tem vindo a impulsionar a criação de grupos informais, que se juntam em torno da criação de um espetáculo. O projeto, que começou com um grupo de Serpa com o espetáculo “Lisístrata”, mantém-se na cidade e está a ser alargado a outras localidades do concelho.
Esta dinâmica, à semelhança daquilo que acontecia quando proliferavam os grupos de teatro amador, transporta um inquestionável enriquecimento à vida de uma comunidade.

Oficina de Teatro de Serpa Galeria 2018
Oficinas de Teatro Brinches e Vila Verde de Ficalho Galeria 2018

Espetáculos

Outra das vertentes do programa Teatro Educação e Comunidade, é a criação de espetáculos sobre temas socialmente relevantes. Partindo de um conjunto de ateliês junto de determinada comunidade, o tema em causa é debatido e analisado, servindo o material daí recolhido como matéria prima para a construção do espetáculo. São exemplo deste tipo de processo as seguintes produções:
16_dezasseis Mais info

Olhar de Novo Mais info
Maus-tratos Mais info

Teatro-debate 

#Desordem, #Obsessão, #Padrão, #Liberdade foram as hashtags que associámos às temáticas Saúde Mental, Comportamentos aditivos e dependências, Alimentação e atividades físicas e desporto e Saúde Sexual e Reprodutiva, as problemáticas colocadas e debatidas em cena nestas sessões de teatro debate no âmbito do Programa Cuida-te + Dispositivo 2.2 – Educação para a Saúde, gerido pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Nestas sessões, cada participante é convidado a construir a ficção, desconstruindo a realidade. Um espelho que reflete as possibilidades do futuro a partir das escolhas do presente. Antes que elas se tornem num problema.

# Desordem Mais info

#Obsessão  Mais info

#Padrão  Mais info

#Liberdade Mais info

Entrevista IPDJ : https://www.flipsnack.com/IPDJdesportojuventude/revista-dj-n2-12-07-21-final.html