facebook
vimeo
instagram
newsletter
16 0

Posted by  in Teatro Educação e Comunidade

A Baal17 – Companhia de Teatro arranca em Janeiro com 4 novos projetos: “Desejo”, “A caixa dos Poderes” e “Liberdade à volta da Cabeça”, inseridos no Programa Teatro, Educação e Comunidade, e “Olhar de Novo”, a nova criação teatral, feita com e a partir de trabalho com a comunidade escolar.  

 cotidiano e a fantasia; o “mundo como ele é” e o “mundo como devia ser”. A CAIXA dá a cada aluno o poder de transformar.

“A Caixa dos poderes”. O cotidiano e a fantasia; o “mundo como ele é” e o “mundo como devia ser”. A CAIXA dá a cada aluno o poder de transformar.

“Desejo”, com utentes do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, “A caixa dos poderes”, sessões de Drama na Educação com escolas do 1.º ciclo do concelho de Serpa, “Olhar de novo” – ateliês de teatro Participativo sobre a temática bullying, com alunos da Escola secundária de Serpa com vista à criação de um espetáculo de teatro fórum, e “Liberdade à volta da cabeça”, com o 1.ªciclo e comunidade de Entradas, Castro Verde, e em parceria com a associação PédeXumbo, marcam o arranque do programa de Teatro, Educação e Comunidade (TEC) da Baal17 em 2014.

TEC é o pilar de um permanente diálogo entre a Companhia e a comunidade fornecendo-lhe instrumentos não formais de ensino, privilegiando o debate e a consciência crítica que permitem leituras mais abrangentes, sobre o mundo, em geral, e sobre a criação artística, em concreto.  Ao longo dos últimos anos, a Baal17 tem encontrado novas formas de intervir com e para a comunidade em diferentes contextos – da população jovem à população sénior, nomeadamente através do desenvolvimento de metodologias de Drama e sistemas de teatro social, participativo e interativo. Temas como a Igualdade de Género, violência doméstica, gravidez na adolescência, ou o envelhecimento ativo, têm sido trabalhados pela Baal17 em ateliês e espetáculos com jovens e adultos.

“Olhar de Novo” – ou como o bullying é uma arma que destrói vidas

“Olhar de novo” é um espetáculo de teatro fórum sobre bullying. A nova produção teatral da Baal17 tem estreia marcada para 12 de Março e pretende ser construída a partir da realidade e experiência dos alunos da Escola Secundária de Serpa. Conversas, entrevistas, observação, e ateliês de Teatro Participativo, servirão de ponto de partida para a recolha de informação que  será depois trabalhada artisticamente no processo de criação de um espetáculo de Teatro Fórum.  O teatro fórum coloca em cena um problema – injustiça, opressão, discriminação – relevante para a audiência sem apresentar uma solução para o conflito. Os espetadores participam ativamente na procura de alternativas que conduzam à sua resolução pacífica.

Sem esquecer o carater lúdico do teatro, este espetáculo permitirá a alunos e professores explorar estas situações de pontos de vista diferentes, iniciando assim um processo de compreensão, tolerância e inclusão.

Leave a comment

* required