facebook
vimeo
instagram
newsletter
04 0

Posted by  in Espetáculos

“Olhar de novo” será um espetáculo de teatro fórum sobre bullying. Até lá, à estreia, dia 12 de Março, “Olhar de novo” é também ateliês de teatro participativo com os alunos da Escola Secundária de Serpa, observação, aplicação de questionários, conversas com alunos, professores e especialistas. Para lá das apresentações, “Olhar de novo” será um seminário sobre a temática, dia 15 de Março, com a presença de várias entidades e aberto ao público em geral.
cadeiras 013

O bullying homofóbico é um tipo específico de bullying. A campanha dislikebullyinghomofobico.pt foi lançada pelo governo em 2013.

Sumariamente o bullying pode definir-se como “todo o comportamento agressivo, intencional de caráter repetitivo, dirigido por um aluno ou por um grupo de alunos contra outro, incapaz de se defender a si mesmo, e que se desenrola em contexto escolar” (Ramirez, 2001. Cit. por Luís Fernandes e Sónia Seixas “Plano Bullying – como apagar o bullying da escola”).

A nova produção teatral da Baal17 pretende trabalhar a temática a partir da realidade e experiência dos alunos da Escola Secundária de Serpa. Conversas, entrevistas, observação, e ateliês de Teatro Participativo, servem de ponto de partida para a recolha de informação que  será depois trabalhada artisticamente no processo de criação de um espetáculo de Teatro Fórum.  O teatro fórum coloca em cena um problema – injustiça, opressão, discriminação – relevante para a audiência sem apresentar uma solução para o conflito. No final da apresentação, a história contada em palco será analisada pelos espetadores, e todos eles serão convidados a intervir no sentido de alterar o seu desfecho. Regressando atrás na história (o teatro, ao contrário da vida, permite destas coisas) cada situação é revista e o público encorajado a propor alternativas ao comportamento do protagonista, tendo em vista a resolução do conflito.

Finda a primeira fase de ateliês na Escola Secundária de Serpa, que teve como objetivo sondar os alunos relativamente ao fenómeno de bullying no contexto escolar – a ocorrência ou não de situações no seu dia-a-dia (vividas ou presenciadas), a sensibilidade e conhecimento relativamente ao que é o bullying e de que diferentes formas este se pode manifestar, estamos neste momento a analisar/editar os materiais recolhidos no sentido de os integrar no processo de criação do espectáculo, bem como a preparar a segunda fase de ateliês que seguirá a mesma linha de trabalho, mas beneficiará do primeiro contacto e das reflexões produzidas por todos.

Leave a comment

* required