facebook
vimeo
instagram
newsletter
Teatro Participativo “16_Dezasseis” de regresso às escolas!
06 0

Posted by  in Teatro Educação e Comunidade

“16_dezasseis” – Teatro Participativo

Espectáculo de Teatro Participativo sobre a gravidez na adolescência

No âmbito do projecto IGualaRTe, a Baal17 e a ESDIME promovem em parceria com as escolas secundárias e municípios de Aljustrel e Castro Verde a apresentação do espectáculo de Teatro Participativo “16_Dezasseis” nos dias 15 e 16 de Outubro. Estas sessões são dirigidas aos alunos dos 10º, 11º e 12º ano das respectivas escolas. Estão também confirmadas, para animar o debate, as presenças de Magda Alves da UMAR e Cristina Santos da Associação para o Planeamento Familiar.

São vários os temas abordados no “16_dezasseis”, que refletem alguns dos problemas da vida agitada da juventude de hoje. Dos personagens desta história, que poderia ser a história de qualquer jovem,  exploramos as vivências da sexualidade e o papel das relações de amizade na adolescência. Catarina é a personagem principal desta história, João e André os melhores amigos. Prepara-se com grande entusiasmo uma festa de aniversário que ficará na memória destes três jovens. Catarina faz 16 anos e terá uma “surpresa” que marcará para sempre o rumo da sua vida.

Como é ter 16 anos? O que é que acontece aos 16?

Do que tens medo aos 16?

Não queremos saber a resposta a nenhuma destas perguntas. Na verdade, não queremos descobrir nenhuma resposta. Queremos, sim, encontrar novas perguntas. Queremos provocar, criar debate, confrontar ideias, descobrir alternativas. Fazemo-lo com humor e, principalmente, sem juízos de valor.

 E agora? O que deverá Catarina fazer no futuro e o que poderia ter feito de diferente para não se encontrar nesta situação?

Essa resposta é dada pelo público, estimulado pelo facilitador a destruir a barreira entre o palco e a plateia, a entrar nas cenas apresentadas, interagir com as personagens, substituir os protagonistas procurando alternativas para o problema apresentado e, quem sabe, mudar o desfecho da história.

Ficha artística

Criação Colectiva

Facilitador: Marco Ferreira

Interpretação: Filipe Seixas, Rodrigo Martins e Vânia Silva

Duração: 80m

Leave a comment

* required