facebook
vimeo
instagram
newsletter
28 0

Posted by  in Teatro Educação e Comunidade

Sexta-feira, dia 31, a Oficina de Teatro de Vale de Vargo sobe ao palco do salão polivalente da aldeia, às 20h00, para apresentar o espetáculo “Usa o teu talêgo”, culminar do projeto com o mesmo nome dinamizado pela Baal17 na freguesia Vale de Vargo.

O espetáculo agora apresentado é uma das iniciativas deste projeto de educação ambiental realizado com a comunidade de Vale de Vargo e que utilizou este objeto cultural endógeno como elemento catalisador e o teatro como forma de unir a comunidade em torno da ideia: os “meus gestos” têm impacto no planeta inteiro.
A partilha de estórias e memórias à volta do talêgo e a revitalização deste objeto em detrimento do saco de plástico foram o mote para a Oficina de Teatro que agora se apresenta à comunidade.
A Baal17 – Companhia de Teatro foi uma das 14 entidades em Portugal apoiadas no âmbito do projeto cofinanciado pela União Europeia “There isn´t a PLANet B! Estratégias de benefício mútuo e pequenas ações para grandes impactos nas alterações climáticas”, com o projeto “Usa o teu talêgo”, implementado entre setembro de 2019 e janeiro de 2020.
O projeto agregou dois grupos de trabalho principais: alunos do 1.º ciclo de Vale de Vargo e grupo coral feminino As Papoilas do Enxoé, provocando uma relação inter-geracional – motivando a população mais idosa a partilhar o seu saber e a empenhar-se no futuro e transformando cada criança num agente de mudança.
Desta interação entre os dois grupos resultou também a atividade “Faz o teu talêgo”, um ateliê de construção de talêgos que agora se replica através da disponibilização da brochura “Step by step – Faz o teu talêgo”, acessível a todos aqueles que quiserem revitalizar este tradicional saco de pano em detrimento do saco de plástico.


Faz o teu talêgo - Step by step

“No PLANet B” é um projeto que pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão crítica dos cidadãos da UE sobre a interdependência global e o sentido de corresponsabilidade da sociedade europeia em relação às alterações climáticas. É uma iniciativa da organização italiana Fondazione punto.su, junta parceiros da Roménia, Espanha, Alemanha, Hungria e Portugal. É implementado em Portugal pela AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional e cofinanciado pela União Europeia, programa DEAR (Development Education and Awareness Raising) e pelo Instituto Camões I.P. – Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito da linha de Educação para o Desenvolvimento.

Leave a comment

* required