facebook
vimeo
instagram
newsletter
29 0

Posted by  in Teatro Educação e Comunidade

« Não faças como eu. Faz como tu. » Jacques Lecoq
A BAAL 17 é parceira da Universidade de Évora no Projecto de Formação e Criação Teatral “Teatro do Gesto – Acção física, imagem e palavra”, ministrado por Norman Taylor, assistente directo do mestre durante os últimos 18 anos.
A formação, composta por seis módulos, tem início a 21 de Outubro, sendo a BAAL 17 a primeira instituição a receber o curso. Em Serpa, entre 21 e 26 de Outubro, 15 formandos iniciam contacto com o método de Jacques Lecoq que interroga e desenvolve as bases de um teatro físico e cuja pedagogia privilegia a tomada de consciência das tendências pessoais do actor, de forma a
proporcionar a descoberta de uma linguagem artística própria
A formação desenvolve-se até Junho de 2010, sendo ainda seus parceiros O Teatrão (Coimbra), o Teatro Viriato (Viseu), a ACERT (Tondela), o Grupo de Teatro “O Bando” (Palmela) e o Teatro Meridional (Lisboa).
JACQUES LECOQ
Jacques Lecoq é um dos mais importantes pedagogos de teatro do século XX. A sua praxis e o seu “olhar” tem como epicentro a arte do movimento. A sua escola Internacional que fundou em Paris (1956 – ) é mundialmente conhecida. A “visão” e metodologia que desenvolveu difundiu-se pelo resto do mundo (escolas em Bruxelas, Londres, Madrid, Génova, entre outras cidades).Entre nós a lacuna existe.A relação estreita e longa de Norman Taylor com Jacques Lecoq garante, à partida, a este curso de especialização, fidelidade e qualidade. Esta mesma relação de fidelidade ao pensamento pedagógico do mestre está expresso no desenho do curso: uma proposta que articula aprendizagens técnicas com processos autónomos de criação.O regime de residência amplia a partilha e a troca de experiências entre os formandos, ao mesmo tempo que proporciona o contacto com os projectos artísticos das diferentes entidades parceiras.As estruturas de acolhimento, todas elas com credibilidade confirmada, acrescentam a este projecto uma mais valia considerável.O método de Jacques Lecoq interroga e desenvolve as bases de um teatro físico. A sua pedagogia privilegia a tomada de consciência das tendências pessoais do actor, de forma a proporcionar a descoberta de uma linguagem artística própria.
NORMAN TAYLOR
Nasceu na Inglaterra 1947.
Depois dos estudos em Psicologia e de uma experiência
enquanto professor do ensino básico na Inglaterra,
descobre o jogo teatral com Jacques Lecoq, na sua escola
em Paris.
Investindo na análise do movimento, disciplina estruturante
deste método, ensinou junto do mestre durante 18 anos.
Intitula-se como sendo professor, encenador, provocador,
conselheiro, criador.
Colabora com diferentes estruturas, na área do ensino e
criação, em seis países Europeus, para além da Argentina,
Estados Unidos e Canada.

Leave a comment

* required